Pesquisar

2 de out de 2011

O que é um vírus e quais são seus tipos?

Vírus é um programa, script, ou um código malicioso que visa roubar, destruir ou se multiplicar no computador de alguém. Eles tem como objetivo roubar senhas, informações, destruir dados, ou fazer algo no computador do indivíduo sem que ele queira e saiba. Eles são introduzidos por falhas no sistema. Os vírus são feitos por programadores e especialistas em códigos de linguagens de internet e programas. Malware= um sinônimo de vírus que quer dizer software mal-intencionado. Existem vários tipos de vírus tais eles como:

Worms:

Esses vírus procuram se multiplicar seja ele no seu computador, por e-mail, ou pela internet livremente. Tem um foco em se multiplicar para destruir, e até mesmo transmitir mensagem ou algo indesejado para alguem.

Cavalos de Tróia - Trojan Horses:

Esses tem pouca capacidade de se multiplicar, tem como foco estabelecer conexão entre 2 pessoas ou mais (o hacker ou cracker e o que será hackeado), eles geralmente se especializam em roubar destruir e modificar. Existe a técnica de phishing onde o intruso "pesca" as informações das pessoas. Essa técnica é bastante empregada em e-mails fraudulentos ou em banners e scripts na internet. Um outro foco deste vírus é derrubar conexões e servidores e invadir sistemas.

Hijackers:


Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Vírus de Macro:

É um vírus que contem um codigo malicioso em documentos .doc , .xls, .ppt, .mdb, .docx, entre outros documentos variados. enquando o arquivo carrega ele executa os códigos. Ele pode destruir e causar danos, e se multiplicar.

Vírus Time-Bomb:

São os famosos "bomba-Relógio" .É um vírus feiro para desligar, ou reiniciar seu computador. Fazendo isso 1 ou mais vezes.

Splog:

São blogs ou sites falsos que geralmente contem muita propaganda, mensagens dizendo pra você comprar algo, ou que ganhou alguma coisa. Isso tudo pode ser usado por um criminoso para obter informações suas. Esta é considerada por muitos uma técnica phishing.

Keyloggers:

São um tipo de vírus que se esconde no computador, para fazer a captura de tudo que a pessoa digita. Tem grande influência em roubos de senha e busca de informações.

Spywares:

São programas que espionam as atividades dos usuários e assim obtem informações sobre os mesmos. Existem spywares que captam audio, video (se você tiver webcam, alguns conseguem capturar os digitos do usuário (assim como o keylogger) e existem alguns que conseguem relatórios do que o usuário fez no computador.

RootKit:

São vírus com diversas características dos citados acima, o que diferencia é a "camuflagem" dele, ou seja ele é muito difícil de se achar dento do sistema, fica muito bem escondido.

Backdoors:

São muito similares aos trojan horse, esses fazem conexões entre a vítima e o criminos onde passa informaçoes, de um para o outro. Existem backdoors que possibilitam o controle remoto de outro computador. São vírus muito perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário