Pesquisar

23 de fev. de 2013

Como deixar o computador seguro

Hoje mostrarei as ferramentas necessárias para deixar o computador super seguro.

OBS.: Geralmente todas as ferramentas pagas são melhores pois oferecem mais serviços de proteção e suporte. Isso pode ser uma falta nas ferramentas grátis.

É comum hoje nos depararmos com programas maliciosos no nosso computador, nosso objetivo então, não deixar pragas nos infectar.

Vamos ao básico! É sempre bom colocar uma senha para entrar no PC ao ligar, pode-se colocar no HD também pelas configurações de boot, apertando "Del" ou algúm F+No específico. Para colocar senha para entrar na área de trabalho ao ligar o computador vá em: Iniciar > Painel de controle > Contas de usuários > Adicionar Conta > Crie sua conta com senha.

*Senhas, indicado que sejam maiores de 8 caracteres contendo símbolos, números, e até letras maiúsculas. Isso dificulta o acesso à informação da senha e ao descobrimento. Essa regra vale pra qualquer sistema.

*Baixe os programas, instale-os e atualize-os, depois verifique o sistema.

Queria antes mostrar uma limpeza rápida do sistema, usando o programa CCleaner, baixe-o aqui:
http://www.piriform.com/ccleaner/download
- Instale o programa, depois que ele abrir, clique em limpeza > executar limpeza. Depois de limpar, vá na aba de "Registro" e clique para procurar e limpar os erros do registro. Se precisar faça ali uma cópia de segurança do registro como descrito antes da execução.

Então agora buscaremos um anti-vírus, no caso, escolhi dois: o Avast! ou o Avira: (BAIXE APENAS UM DELES! Fica a seu critério, ambos são bons, mas prefiro o Avast!)

Download Avast!: http://www.avast.com/pt-br/free-antivirus-download
Download Avira: http://www.avira.com/pt-br/avira-free-antivirus

Agora baixaremos o Comodo Firewall: http://downloads.comodo.com/cis/download/installs/2000/standalone/cfw_installer.exe
-link alternativo
- Esse é um programa que bloqueia intrusos ou programas indesejados de acessar seu computador à fim maligno. É útil, monitora as portas do PC com cautela, fazendo uma boa análise da rede, bloqueando intrusões automaticamente.

Outro programa útil é o Valhala Honeypot, um sistema de detecção de intrusão (IDS) que simula o ataque pela rede e encurrala o invasor, dando a falsa sensação que invadiu, quando na verdade foi pego as informações dele no IDS e relatadas no mesmo, ainda tentando impossibilitar de alguém invadir.
-Download Valhala Honeypot-  . O Valhala é só executar a hora que você quiser, é super leve e não precisa instalar.

Partimos agora pra um super anti-spyware e anti-rootkits, o SpyBot Search And Destroy, um ótimo ajudante na luta contra os malwares e programas indesejados, muito fácil de usar, baixe-o aqui: http://www.safer-networking.org/mirrors16/

Um software sagrado para quem tem medo de executar aplicativos, é o SandBoxie, ele executa o aplicativo para você como se fosse numa máquina virtual, sem causar nenhum dano direto no sistema, é ótimo para testar softwares suspeitos de vírus. Baixe-o aqui!.

Para finalizar, deixo aí um dos melhores protetores de USBs que eu já havia visto, o USB Disk Security, baixe-o aqui!

OBS.: Seu computador passará a ser mais seguro, porém nenhum sistema é  100% seguro já que surgem falhas e problemas a serem resolvidos todo dia, e nessas "resoluções" às vezes acabam criando mais problemas. Atualize sempre os programas, e se houver alguma dúvida, uma lida de 2 minutos no programa sempre resolve. Tome cuidado ao instalar programas que instalam programas juntos, como extensões de navegador, mudam sua página inicial, toolbars,  etc. Alguns desses podem ser perigosos.
Futuramente irei postar de como manter a segurança no navegador.

-Extra! Para quem já está acostumado com a segurança computacional, indico para navegar anonimamente com o VPN Cyberghost, e para analisar possíveis arquivos com vírus, o HijackThis!.

Pesquisas relacionadas:
  • Como deixar o windows seguro
  • segurança total do PC
  • deixar pc seguro
  • como melhorar a segurança windows

5 comentários:

  1. Muito bom, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara só teu fan quero aprender mais em mais ,mas preciso hackear uma rede wireless.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara. Temos um post falando sobre WiFis. Não aja para o mal cara.

      Excluir
    2. Um software sagrado para quem tem medo de executar aplicativos, é o SandBoxie, ele executa o aplicativo para você como se fosse numa máquina virtual, sem causar nenhum dano direto no sistema... [[[[Baixe-o aqui!]]]].

      Para finalizar, deixo aí um dos melhores protetores ... [[[[[baixe-o aqui!]]]]]

      Essas duas partes estão com algum poblema para baixar arruma ai por favor

      Excluir