Pesquisar

14 de jun de 2016

Realidade Virtual com Oculus Rift

Recentemente pesquisando sobre Virtual Reality com Oculus Rift, para fazer um paper da faculdade, construí um dos itens do paper que vale à pena compartilhar aqui. Fica abaixo minha pesquisa.

O Aparelho é um dispositivo em forma de óculos que projeta imagens nos olhos dos usuários, imergindo-os em um ambiente tridimensional, como se estivessem “dentro do jogo”, prometendo revolucionar o conceito de jogos eletrônicos e de simulações.
Ainda é necessário um computador potente, acompanhado do óculos para ter uma experiência agradável. (BARROS, 2016)

Segundo jornalistas, o Oculus Rift é confortável, fácil de instalar e proporciona uma experiência única. Para Peter Rubin, da famosa revista de tecnologia “Wired”, é o primeiro passo real em direção ao futuro. (G1, 2016)

Em 2014, o Facebook Comprou a empresa do Oculus por 2 bilhões de dólares. O preço do Oculus Rift custa atualmente 600 dólares (excluindo impostos) no site oficial da empresa. Nos dias atuais está sendo também aplicado em outras áreas, como treinamento de astronautas pela Nasa, usado em conjunto com o Kinect, e também no ramo da logística, em locais que trabalham com depósitos grandes e a pesquisa dos produtos aumenta consideravelmente.
(MAGUS, 2014)

John Carmack, CTO (chefe de tecnologia) da Oculus, cita que existe a possibilidade futura do aparelho usar Android, como nos smartfones de hoje, não necessitando mais de um computador para funcionar. Um dos desafios é reproduzir resoluções 4K, e evitar náuseas, o que se mostrou sempre um empecilho no uso. (PERSICHETO, 2013)

Referências

BARROS, Thiago. Tudo sobre o Oculus Rift: preço, como comprar no Brasil e mais detalhes, 2016. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/02/tudo-sobre-o-oculus-rift-preco-como-comprar-no-brasil-e-mais-detalhes.html/>. Acesso em: 13 de jun. 2016.

G1. Oculus Rift 'é 1º passo em direção ao futuro', 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2016/03/oculus-rift-e-1-passo-em-direcao-ao-futuro-leia-analises-internacionais.html/>. Acesso em: 13 de jun. 2016.

MAGUS. Oculus Rift: realidade virtual pode ser o futuro da logística, 2014. Disponível em: <http://www.magus.com.br/oculus-rift-realidade-virtual-pode-ser-o-futuro-da-logistica/>. Acesso em: 13 de jun. 2016.

PERSICHETO, Renata. Oculus Rift pode usar Android no futuro e ficar independente de computadores para funcionar, 2013. Disponível em: <https://tecnoblog.net/143335/oculus-rift-android-no-futuro-independente-de-computadores/>. Acesso em: 13 de jun. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário