Olá novamente! Depois de tanto tempo, estou de volta.
Eu tenho orgulho, gosto muito do que esse blog fez na vida das pessoas, o quanto ajudou. Eu fico feliz pelos quase 1 milhão e 500 mil acessos. Muitas publicações aqui eu não tenho orgulho de tê-las feito, e muitas já reverti pra rascunho ou removi. Eu já escrevi e me dediquei muito para esse blog. Não sei se quero mais continua-lo. Eu sou uma pessoa muito diferente de quando comecei o blog há 10 anos atrás, em 2011.
Sobre mim
Eu nunca falei muito sobre mim, mas me chamo Lucas. Incentivei muitas pessoas a entrarem na área de cyber segurança e desenvolvimento de software com esse blog.Atualmente sou Desenvolvedor Web com conhecimento e foco em PHP e Laravel, com bastante background em HTML, CSS, SASS, JavaScript puro, jQuery e Typescript, Nginx, Apache e tenho conhecimento em C puro, Java pra desktop, MySQL, PostgreSQL, Python para desktop, shellscript e sou usuário de Linux em dual-boot há alguns anos (e já tendo passado por diversas distros). Já brinquei com batch script, VBScript, AutoIT mas dessas 3 aí eu particularmente não domino.
Sobre cyber segurança eu me interessei quando eu tinha 13 anos, me perguntando como diabos
crackers/bankers roubavam bancos online e como os bancos faziam para se proteger, eu queria conhecer o "ataque" e a "defesa" desses sistemas. Lembro de ter lido alguma notícia online enquanto usava o Windows XP do meu padrinho na época. Lembro que daí fiz o que todo mundo pensa em fazer na primeira vez: pesquisar no Google! E lá fui eu: "como se tornar um hacker", e bingo, o primeiro resultado que apareceu provavelmente mudaria minha vida: era o lendário guia "Hacker howto" do Eric S. Raymond.No guia falava de forma bem clara a diferença entre hacker e cracker, e que hacker era um usuário avançado de computadores, sendo capaz de programar, entender como o sistema funciona por debaixo dos panos, saber como funcionam as redes de computadores e entendendo o hardware. Foi ali que ele me incentivou a aprender HTML e Python. De qualquer forma eu queria saber sobre cyber-segurança, e eu ainda pesquisava coisas como "programas hacker" no Google. Acabei brincando com coisas como
- Prorat
- SubSeven
- InsecurityNet
- Angry IP Scanner
- Turkojan
- Hacknet (ou era Hackanet?)
- Havij
- LOIC e HOIC
- T50
- sqlmap
- Acunetix
- Ettercap
- Cain & Abel
- John The Ripper
- Netcat
- web shells C99 e R57
- e vários outros que não lembro de cabeça
Em 2014 eu comecei a fazer alguns cursos na área de segurança, fiz um básico de introdução a infosec, fiz um básico de segurança de redes e um de teste de invasão em aplicações Web, na Hackproofing do Luiz Vieira. E então foi aí que o negócio ficou mais profissional. Eu já era desenvolvedor web na época, e meu conhecimento aumentou absurdamente quando aprendemos sobre todos os ataques da OWASP Top 10 e aprendermos a fazer ferramentas para os "top 10 maiores tipos de vulnerabilidades" , e na época até aprendemos XEE (xml external entity) que era uma falha bem quente na época, que nem tinha na OWASP ainda. O tempo foi passando, e o último curso que fiz depois na área de segurança foi um básico de criptologia.
Sobre o Blog de agora em diante
Eu queria muito escrever um tutorial de batch script, de vbscript, de shellscript e de como fazer ferramentas pra pentest usando PHP em linha de comando (scripts), que hoje está na versão 8 e é poderosíssima, muito mais que Perl era. Não acho que hoje seja melhor que Python para isso, mas como de Python já tem tutorial a rodo e PHP é meu domínio, eu acredito que eu ensinaria bem (já que tenho mais ou menos 8 anos de experiência com). Aí fica no ar: será que devo ou não fazer esses tutoriais? Será que faço aqui ou em outro lugar tipo Medium? ou será que faço outro site e ponho os tutoriais lá? Enfim. Preguiça pra pensar e arquitetar tudo isso. Talvez um dia eu faça. Hoje tenho diversas coisas pra fazer que julgo mais importantes para mim.
Eu devo agradecer antes de tudo e mais nada a 3 pessoas: Ramon, meu primo formado em ciências da computação que troquei muita ideia com ele, que tirou várias dúvidas, me passou vários materiais e insights de computação. Meu cunhado Maicon, que me pôs numa escola de qualidade no ensino médio e na escola de inglês Yázigi, que essencialmente me trouxeram onde cheguei hoje, e agradecer ao primeiro técnico (hoje já não é mais) de informática que conheci e que me ajudou a despertar muita curiosidade por T.I., o Charles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário