Pesquisar

1 de dez. de 2015

Itens e Benefícios que não podem faltar em uma Empresa de TI !

Quero bater um papo com os empresários, gestores e sócios de empresas agora, e para os leitores que trabalham como funcionários, sintam-se a vontade para se situar melhor sobre benefícios, criticar e sugerir também. Pois bem, vamos lá.
Em meio a necessidades de manter bons profissionais nas empresas, muitos gestores, empresários e sócios-proprietários vêm buscando melhores soluções para agradar seus funcionários em suas empresas de tecnologia.
Veja uma lista do que precisa ter numa empresa TOP e do que é agradável ter:




  1. Computadores bons. Não adianta dar para seu funcionário uma "carroça" para ele programar, mexer com documentos em nuvem, trabalhar com banco de dados e usar softwares da Adobe, Microsoft ou softwares como Eclipse, NetBeans, VMWare, com editores de texto aberto e navegador, não vai rolar...
  2. Cadeiras decentes e confortáveis. Poderia ser até o primeiro da lista. Há uma necessidade muito grande em ficar sentado e manter-se confortável, com postura ergonômica, encostar os pés no chão e ficar ereto. Cadeiras mais estofadas e que não causam dor já começam a valer.
  3. Cafeteira. Não preciso nem falar né? Ainda mais com profissionais de programação e desenvolvimento, que necessitam raciocinar bastante, geralmente acordam cedo e precisam se manter acordados e "ligados". Famosa a frase "Programador transforma café em código". Se possível ainda, colocar cafeteiras com mais de uma opção de café, como Capuccino, Mocha e Macchiato, e expressos, são upgrades muito bem aceitos!
  4. Ar-condicionado. No verão a coisa fica feia, em regiões mais quentes, como o Nordeste Brasileiro, algumas regiões de São Paulo e regiões mais áridas causam sofrimento dentro das empresas. Funcionários começam a se sentir mal, cai a produtividade, perdem os raciocínios do trabalho, começa a dar muito suor e lá vai problemas... É sem dúvida uma das prioridades.
  5. Possibilidade de se comunicar com colegas de trabalho e fazer pesquisas. Principalmente quando se diz respeito a aprender mais, ou tirar uma dúvida na hora de criar/desenvolver algo. Além claro daqueles minutinhos de descanso depois de concluir uma tarefa, e o funcionário não se sentir prejudicado ao conversar com outro sobre um tema qualquer.
  6. Aceitação  de sugestões e melhorias. Quando um funcionário bate em cima dessa tecla é porque, algo pode estar errado ou algo pode melhorar, é ideal dar atenção para que a vida de todos possam melhorar.
  7. Organização quanto a tarefas. É de extrema excelência seguir padrões para desenvolvimentos, análises e gestão na hora de gerenciar uma equipe de TI que irá fazer uma determinada coisa. Ter softwares para controlar, planejar, documentar e administrar é crucial para entregar tarefas em dia.

Agora segue uma lista de benefícios que agradam a qualquer um, que quando colocados na empresa chamam muitos profissionais. Além de um vale alimentação bom, planos de saúde, vale transporte/combustível, é interessante ter alguns como:

  • 2 monitores para trabalhar. Quando usados em desenvolvimento de software e redes, por exemplo, facilitam pesquisas, "debugging", visualização de resultados, conexões com outras máquinas além de evitar perdas de raciocínio quando se necessita transferir dados de uma tela para outra.
  • "Hora do sono". Parece estranho, mas para quem exercitou cerca de 4 horas a mente de manhã, merece um soninho após o almoço que tal? Já pensou em reservar uma área dentro da empresa ou perto para os funcionários tirarem um cochilo? É uma ótima ideia!
  • Distribuir WiFi grátis, nem que seja em horários antes do expediente, um pouco depois, e durante o período do almoço ou café da manhã/tarde.
  • Vestimenta livre. Funcionários (principalmente os que não tem contato nenhum com clientes) adoram quando podem vir trajados como bem acharem. Roupas como sociais, gola-polo, sport-chic estão valendo já.
  • Participação de Lucros. Se sua empresa é capaz de dar este benefício ao funcionário, é certo que dará outros olhos para a empresa, e com certeza atrairá mais profissionais qualificados, eis um benefício que faz diferença.
  • Horários flexíveis. Se a empresa puder estipular horários, porém flexíveis ao funcionário, dará maior liberdade por exemplo de sair da empresa mais cedo para atender a um compromisso, resolver problemas bancários, ou comprar alguma coisa que falta em casa, contudo entra-se mais cedo na empresa ou faz-se horas extras depois para compensar. 
  • Ter uma mesa livre: para o funcionário poder colocar quadros da família, ter sua própria caneca para tomar café e deixá-la ali, ter um mousepad personalizado.
  • Área de lazer: muitas empresas hoje em dia vêm colocando um pequeno espaço para descontrair: jogar vídeo-game, pebolim, sinuca, cartas entre outros, são peças fundamentais para o bom desenvolvimento de uma empresa.
  • Oferecer ao menos 1 massagem por mês para cada funcionário, com um(a) massagista contratado(a) pela empresa. Empresas grandes e bancos já fazem isso, que tal inovar?
  • Frutas! Se você puder oferecer ao longo do dia frutas para seu funcionário, poderá melhorar a alimentação dele e não deixá-lo com fome, além de estar contribuindo para a saúde física e mental dele.
  • Reservar uma cota financeira para cursos, certificações e livros. Eu já vi 6 empresas fazerem isso, e acho excelente. Vai garantir que o profissional fique muito tempo na sua empresa, vai se profissionalizar mais, ganhar mais conhecimento e dar mais moral à empresa, trazendo mais clientes.
Já pensou ter boa parte desses benefícios embutidos e vividos na sua empresa? Quem é que não vai querer trabalhar aí? ;-)

Se você tem uma dica a mais comente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário